Aracaju: Modelo de Excelência na Vacinação contra o COVID-19
Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decretado o fim da emergência em saúde pública de importância internacional relacionada à Covid-19, a pandemia não acabou. Com isso, o vírus está classificado agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”. Diante disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para a importância de manter o esquema vacinal completo contra a Covid, e mantém os imunizantes contra a doença disponíveis para toda a população.
Dados de 17 de maio de 2023
Aracaju: Modelo de Excelência na Vacinação contra o COVID-19
Dados de 24/04/2023



Desde o aparecimento do primeiro caso de Coronavírus em Aracaju, a Prefeitura elabora diferentes estratégias para melhor atender aos aracajuanos, fornecendo a máxima cobertura vacinal e contribuindo para o menor índice de contaminação. Das cidades brasileiras, Aracaju foi a primeira a aplicar 100% das doses de Pfizer Baby e se destacar no cenário nacional, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).
O Setor de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanha diariamente os números para que os profissionais da Prefeitura possam montar estratégias diferenciadas focadas na redução da incidência de novos casos e de apoio às vítimas. Esses cuidados não param.

A vacina é o caminho mais seguro para garantir proteção contra a doença e a garantia da redução no número de casos da doença. Para isso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), permanece disponibilizando para todos os aracajuanos as doses dos imunizantes necessários para a garantia de saúde das pessoas de distintas faixas etárias.

Serviços
Dentre as diversas ações realizadas para combater a pandemia da Covid-19 em Aracaju, a Prefeitura reforçou o serviço de atendimento psicológico à comunidade, inclusive de forma on line; estrategicamente levou a vacinação aos três shoppings da capital, escolas, bem como a todas as Unidades de Saúde e também a praças. Foram criados também o MonitorAju e o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, ampliando os locais de atendimento à população e o monitoramento dos dados da Covid-19. Além disso foi criado o TestAju, um serviço de testagem em espaços públicos que percorreu os bairros da capital realizando testes do tipo RT-PCR e antígeno. A partir do TestAju, a Prefeitura realizou 35.520 testes, com 6.428 resultados positivos para Covid. Além da oferta da vacina em pontos específicos, a SMS promoveu ações de busca ativa da população, as quais contribuíram para a ampliação da cobertura vacinal, a exemplo do carro da vacina, drive-thru, parcerias entre secretarias e órgãos públicos.
Árvore de Lágrimas
A Árvore de Lágrimas, o memorial às vítimas aracajuanas da Covid-19, construído pela Prefeitura de Aracaju na praça Fausto Cardoso, no Centro, emociona que a visita. A estrutura, erguida sobre uma base de concreto em relevo com pontos de luz de LED em acrílicos que tomam forma semelhante a lágrimas, possui um QR Code que direciona para a lista de nomes das vítimas da doença, na capital sergipana.
Websérie
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi escolhida pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) para gravação de websérie baseada no projeto “Estratégias para vacinação contra a covid-19 em Aracaju: planejamento, trabalho e comunicação”, premiado no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em julho de 2022, em Mato Grosso do Sul.
