Atividades do PTS Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres são retomadas na comunidade

Na manhã desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju retomou as atividades do Projeto de Trabalho Social (PTS) do Residencial Mangabeiras Santa Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março, no ano de 2024. Na ocasião, moradores do residencial e de localidades próximas que se inscreveram previamente iniciaram o curso de eletricista residencial básico, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) que fica no mesmo bairro.

O PTS é executado pela empresa Oliveira Consultoria, no âmbito do programa Pró-Moradia do Governo Federal, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que participam do projeto e que serão beneficiadas com a construção de 1.320 casas para as famílias que residiam na antiga Ocupação das Mangabeiras, em barracos de madeira, lona e ambiente insalubre.

A responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira, destaca que as atividades desenvolvidas no eixo de desenvolvimento socioeconômico tem o objetivo de fomentar o incremento à renda familiar, inserção ao mercado de trabalho e consequentemente a qualidade de vida das famílias

“As ações do trabalho social, realizadas junto às famílias do empreendimento residencial Mangabeiras, retornaram em 2024 a todo vapor. Os cursos e as atividades realizadas via PTS Mangabeiras visam materializar a desejada transformação social, o desenvolvimento deste território. Hoje, nós estamos iniciando o curso de eletricista residencial básico que acontece até o próximo dia 31, das 8h às 12h, na sede da UQP da Fundat aqui do bairro 17 de Março e possui uma carga horária de 50 horas, onde foram disponibilizadas 30 vagas”, afirmou Patrícia.

Patrícia explica que, além do curso de eletricista, também será ofertada a segunda turma de portaria, a segunda turma de agente de limpeza, gincana esportiva, mini torneio de futebol e outras atividades. “Lembramos também que os atendimentos para democratização das informações para escuta qualificada das famílias permanecem nos dias de terça-feira, nos turnos manhã e tarde, e nos dias de quinta-feira somente à tarde, anexo ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná”, completa.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos
Foto: Lázaro Adler/ Oliveira Consultoria

Publicado em: 17/01/2024