Moradores do Residencial Mangabeiras elogiam trabalho de acompanhamento nos ajustes da infraestrutura

A Prefeitura de Aracaju possibilitou o sonho da casa própria para mais de mil famílias aracajuanas com a construção do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março. O projeto inovador, que levou infraestrutura de qualidade para a região, teve a primeira fase concluída e entregue para a população na última sexta-feira, 27. Após a entrega das chaves, a gestão municipal continua o trabalho de assistência à comunidade do residencial, fazendo o monitoramento das necessidades, para que assim, a mudança dos novos moradores seja feita de forma tranquila e suprindo as demandas, e efetuando os ajustes devidos para a manutenção da infraestrutura das casas.

Nesta primeira fase foram entregues 780 unidades residenciais, e as outras 540 estão previstas para serem inauguradas em novembro. Na missão de dar continuidade a um serviço de excelência para os cidadãos, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semfas) tem realizado um trabalho contínuo desde a entrega das unidades residenciais. Neste domingo, 29, o órgão esteve presente no Residencial Mangabeiras, passando em cada apartamento com um formulário, para que os moradores pudessem relatar os reparos necessários a serem feitos.

Nos formulários foram registrados o nome, CPF, e lote referente a cada morador, bem como o detalhamento específico das pendências de cada apartamento, feito de forma individualizada. Desse modo, a Prefeitura age em conjunto com a comunidade, para que o processo de transição para a casa própria seja realizado com tranquilidade.

Escuta ativa

O trabalho foi realizado de forma intensa e eficaz para que todos moradores fossem escutados. Os formulários preenchidos serão, posteriormente, encaminhados para os demais órgãos responsáveis, para que os reparos sejam feitos de imediato.

Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, esse é um momento fundamental de atuação da Prefeitura, a qual faz o acolhimento e busca solucionar problemas que porventura tenham ocorrido no processo, além de fazer o levantamento desses dados. “Desde o dia da entrega que estamos presentes cotidianamente, do ponto de vista de assistência social, o trabalho social continua por seis meses, e estamos dando essa continuidade no amparo das necessidades dos moradores de forma intensiva. Nós temos uma ótima relação com a população, é uma relação de confiança que foi construída com a população ao longo desses últimos anos”, informou a secretária.

Aprovação da comunidade

O processo de mudança dos novos moradores tem ocorrido de forma tranquila. A comunidade elogiou o trabalho da gestão municipal, em estar próxima e presente nesse momento, para averiguar os reparos necessários na infraestrutura dos apartamentos. Esse é o caso de Marcele dos Santos Barbosa, de 37 anos, que se mudou para o residencial e afirma estar realizando um sonho. Ela revela que se sente confiante de que a boa qualidade da casa é garantida com o acompanhamento da Prefeitura.

“A Prefeitura tem acompanhado tudo. O que estava faltando o pessoal já veio para ver o que precisava aqui na casa e hoje a assistência veio de novo para conferir se tinha mais alguma coisa que precisava ser ajeitada, então está tudo uma maravilha, é um sonho realizada, ter a minha casa, poder chamar de minha, estou muito feliz, a casa é muito aconchegante, os reparos que está precisando já vão ser feitos, então é só agradecer”, disse.

Ingrid Matias, de 34, comentou a felicidade em estar morando na casa própria com os dois filhos. Ela recebeu a visita da Assistência Social e relatou que o apartamento necessita de reparo nas portas e ficou contente de poder contar com a gestão municipal para solucionar todos os problemas. “A gente morava em barracos e palafitas e agora temos uma casa para morar. Não tem mais rato nem barata, é uma verdadeira mudança de vida. Eu desde que me mudei ainda não consegui dormir de tanta felicidade, estou de casa nova, e uma casa linda, meu filho é autista e agora vou poder dar mais oportunidades para ele, um lugar confortável para ele morar, precisamos agora desses reparos que já vão ser feitos e é só gratidão ao belo trabalho da Prefeitura”, celebrou.

Para a moradora Viviane dos Santos, de 46 anos, essa nova fase de mudança é sinônimo de vitória. A aracajuana, que vivia na lama, hoje se emociona ao saber que hoje o local foi transformado para entregar à comunidade mais oportunidades e desenvolvimento. Ela ressaltou a importância do acompanhamento que a Prefeitura tem feito nesses primeiros momentos de transição para a casa nova e como esse serviço viabiliza o bem-estar de todos. “Só quem viveu como eu vivia sabe da alegria que é estar aqui me preparando para fazer a mudança. Estou saindo do aluguel para minha casa própria, desde que foi entregue a chave está ocorrendo tudo bem, só falta fazer pequenos reparos, coisa pouca, ajustar a porta e duas peças de piso do banheiro. Graças a Deus e a Prefeitura de Aracaju estou aqui hoje vivenciando isso”, expressou.

A cuidadora de idosos, Maria Clarice Menezes, de 26 anos, também compartilha do sentimento dos vizinhos. Para ela, a mudança tem ocorrido de forma harmoniosa e tranquila. Maria Clarice enalteceu o acompanhamento que tem sido feito pelos servidores da Assistência Social em buscar escutar a comunidade e resolver de prontidão os problemas. “Os reparos são poucos, só a questão da porta, que está fechando com dificuldade e a parede da cozinha que precisa ser emassada. De resto está tudo maravilhoso, eu estava esperando muito por esse momento, não preciso depender mais de ninguém, tenho minha casa e agora vou viver uma nova fase linda na minha vida”, sintetizou.

Luiz Felipe Correia de Lima, 26 anos, também aprovou o atendimento feito pela Prefeitura nos reparos das casas. Para ele, esse trabalho é a prova do compromisso da gestão municipal em entregar o melhor para a população. “Na minha casa os únicos problemas foram a porta, e um pouco de infiltração, que na verdade já está ajeitando, então está tudo tranquilo, todos nós aqui da comunidade estamos contentes com essa mudança, é uma benção nas nossas vidas”, pontuou.

 

Publicado em: 29/09/2024