Prefeito Edvaldo Nogueira se reúne com membros do Fórum Unicidades que acontece em Aracaju

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta quinta-feira, 23, em seu gabinete, a secretária executiva do Fórum Unicidades e consultora do World Resources Institute (WRI), Mariana Noronha. A gestora está na capital sergipana para a 4ª edição do fórum, apoiado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), entidade da qual Edvaldo é presidente, e que acontece até sexta-feira, 24, reunindo representantes de 90 cidades, das áreas de infraestrutura e urbanismo. Esta é a primeira vez que Aracaju sedia o evento. Este ano, o encontro discutirá a Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano — PNDU e temas sobre regiões metropolitanas.

O gestor da capital sergipana destacou a importância da realização desse evento na cidade e como, a partir dele, será possível criar ideias que auxiliem os municípios brasileiros nas questões que serão abordadas ao longo desses dois dias.

“Nossa capital sedia, pela primeira vez, esse importante evento, que é realizado através de uma parceria entre FNP e a WRI Brasil. Em nosso encontro, pudemos falar sobre este espaço para o debate de temas prioritários para o municipalismo brasileiro. Ele irá discutir a realidade vivida pelas cidades e quais alternativas serão possíveis de serem adotadas para lidar com problemas do cotidiano. Fico muito feliz com a realização do Fórum na nossa capital e tenho certeza que, a partir dele, vamos colher bons frutos para Aracaju e apontar soluções para as mudanças climáticas, para o desenvolvimento urbano e outra série de benefícios para os municípios envolvidos. Essa troca de experiências, de informações e conhecimentos serão fundamentais para que possamos nos unir pela causa municipalista e pelo desenvolvimento das nossas cidades”, afirmou Edvaldo.

Criado em 2021, a partir de uma parceria entre a FNP e o WRI Brasil, o Fórum reúne atualmente 90 cidades brasileiras, sendo 19 capitais. Entre as ações do encontro estão as séries online “Diálogos Abertos” e “Trocas de Experiências”, que contam com especialistas para debater temas de interesse dos municípios. Em 2023, o Unicidades elaborou uma carta com propostas de aprimoramento para o novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), entregue ao ministro das Cidades, Jader Filho, pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt. As edições anteriores aconteceram em Brasília (DF) e em João Pessoa (PB).

Presidente da Empresa Municipal de Obras Urbanização (Emurb) e vice-presidente do Fórum Unicidades, Sérgio Ferrari destacou que o principal foco do encontro realizado em Aracaju será a pauta sobre mudanças climáticas. No entanto, o evento irá abordar também o Congresso das Cidades e será uma oportunidade para que a gestão municipal apresente os projetos que estão sendo realizados na capital sergipana.

“O foco da nossa reunião, após os acontecimentos no estado do Rio Grande do Sul, será o debate sobre mudanças climáticas. Contaremos com um representante do Ministério do Meio Ambiente, que vem apresentar propostas para que possamos enfrentar as mudanças climáticas. No período da tarde, vamos mostrar as experiências de Aracaju com a PPP da Iluminação Pública e com o Cidade Inteligente, bem como nossos trabalhos na habitação e regularização fundiária. Também seria realizado o Congresso das Cidades, mas com o que aconteceu no Rio Grande do Sul, os municípios desse estado não puderam organizar as Conferências das Cidades. Portanto, vamos falar a respeito do assunto, mas a pauta geral, com os municípios gaúchos, fica prorrogada. No segundo dia, vamos mostrar as experiências de algumas cidades e, em seguida, visitaremos as obras do Mangabeiras, para que todos aqueles que estiverem no Fórum possam analisar o nosso trabalho”, detalhou Ferrari.

A consultora da WRI e secretária executiva do fórum, Mariana Noronha, ressaltou a importância do encontro das cidades que fazem parte do Fórum para a troca de experiências e debates sobre assuntos que sejam relevantes para a construção de novas políticas públicas. Segundo ela, esta é a primeira vez que uma cidade-membro do Fórum realiza o encontro.

“A questão climática é um dos assuntos mais relevantes e mais urgentes para as cidades. Ele foi pauta nesse encontro com o prefeito e vai ser pauta do nosso debate na manhã de hoje com secretários e secretárias municipais, com participação da coordenadora do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Ela que vai nos apresentar as iniciativas e políticas que o Governo Federal vem desenvolvendo sobre a adaptação das cidades e, principalmente, sobre o planejamento urbano. Esse é um encontro de caráter especial, pois é o primeiro realizado e promovido por uma das cidades-membros do Fórum. Sempre mantemos um objetivo muito importante nesses encontros, de gerar troca e aproximação entre as cidades que fazem parte do Fórum, porque essa é uma das grandes riquezas desse encontro, essa possibilidade de troca e de geração de capacidades entre entre os membros. Nosso objetivo é sair daqui com um olhar mais aprofundado sobre a questão da adaptação das cidades”, considerou.

Entre as capitais envolvidas nesse encontro realizado em Aracaju estão Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luis (MA), Teresina (PI). Também acompanhou a reunião o assessor da FNP, Mário Lopes.

Publicado em: 23/05/2024