Prefeitura amplia oferta de qualificação profissional à comunidade do Residencial Mangabeiras

A Prefeitura de Aracaju, a partir de uma parceria firmada nesta segunda-feira, 10, entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Oliveira Consultoria – empresa responsável pelo Projeto de Trabalho Social realizado junto às famílias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres -, ampliará a oferta de cursos de qualificação profissional para essa comunidade.

Com esta parceria, a Fundat concederá um espaço apropriado para realização de cursos, bem como apoio técnico. “A missão da Fundat é oferecer à população oportunidades de emprego e qualidade de vida, através da educação. Estamos muito felizes em poder contribuir com essa causa tão nobre e que só trará benefícios para Aracaju, afinal cidadãos qualificados e bem preparados para o mercado de trabalho são sinônimo de crescimento financeiro”, destacou a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, após assinar o termo de parceria juntamente com Patrícia Oliveira, representante da Oliveira Consultoria.

O primeiro curso a ser ofertado será o de aproveitamento de paletes, a fim de garantir aos cidadãos a oportunidade de inserção no mercado empreendedor. “Viemos hoje buscar essa parceria junto à Fundat, que é um órgão tão importante por conhecer a sua expertise na qualificação profissional. Esse é apenas um dos muitos que realizaremos juntos. Serão contempladas 1.320 famílias, e se você multiplicar por três, que é a média de pessoas por família, beneficiaremos cerca de quatro mil pessoas diretamente”, explica Patrícia.

O público-alvo desta iniciativa são as famílias contempladas com as unidades habitacionais do Residencial Mangabeiras, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo Federal. “Essas famílias estão inseridas no contexto de vulnerabilidade social, e para atendê-las existem três eixos de trabalho que são voltados à educação ambiental, sanitária e também emprego e renda, que trata da capacitação e qualificação profissional. Oportunizar qualificação profissional é essencial para que essas famílias consigam manter a sua dignidade ao receberem as suas casas, seja ingressando no mercado de trabalho, retornando a ele ou empreendendo”, ressalta. 

Essas ações de capacitação e qualificação já são desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Oliveira Consultoria e Secretaria Municipal da Assistência Social,  junto às famílias que receberão as unidades habitacionais em construção no bairro 17 de Março, desde julho de 2022, mas agora serão intensificadas com a colaboração e apoio direto da Fundat. “Realizamos Plantões Sociais às terças e quintas-feiras ao lado do Cras Maria Diná, onde acolhemos as famílias, ouvimos as suas demandas e informamos os cursos disponíveis para eles. Agora com a chegada da Fundat a esse time tenho certeza que essas ofertas serão amplificadas ainda mais”, comemora Patrícia.

 

O projeto

Com um investimento de R$124 milhões, a Prefeitura de Aracaju está construindo o Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres onde antes existia uma ocupação irregular e insalubre.

Publicado em: 10/04/2023