Prefeitura conclui curso de designer de sobrancelhas com comunidade do Residencial Mangabeiras:
Cerca de 34 mulheres receberam os certificados de conclusão e já podem atuar no mercado de trabalho
Com o objetivo de qualificar e oportunizar a inserção no mercado de trabalho aos moradores do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março, e de bairros vizinhos, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, na tarde desta terça-feira, 18, a conclusão do curso de Designer de Sobrancelhas, uma atividade realizada através do Projeto de Trabalho Social (PTS), o qual oferta cursos, oficinas e palestras para moradores do novo complexo habitacional.
O curso ensinou diversas técnicas e conteúdos, de forma dinâmica, entre os inscritos. O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, pela Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.
“Este é um curso que conta majoritariamente com a presença de mulheres. É um curso que fala sobre a autoestima, onde se trabalha com a beleza das pessoas, então é muito procurado e esse eixo do trabalho social, trabalha a capacitação, a qualificação profissional, fomenta a renda das famílias, é o foco do trabalho social, então a gente vê uma presença muito significativa. Já foram quatro turmas viabilizadas através do PTS Mangabeiras, algo que foi muito importante na escrita desse trabalho, oportunizar que essas alunas tivessem o material para que elas já pudessem iniciar o seu trabalho. Então, terminado o curso, elas vão poder continuar praticando e abrir o seu próprio negócio, o que chamamos de empreendedorismo imediato”, enfatizou coordenadora da Oliveira Consultoria, Patrícia Oliveira
A instrutora do curso, Eliane Tancredo, trabalha dando aulas sobre as técnicas de designer de sobrancelhas e conta que se surpreendeu com a dedicação das alunas em aprender e pôr em prática o conteúdo do curso.
“Com pouco tempo de prática que eu tive com elas em sala de aula, elas fizeram sobrancelhas maravilhosas. A gente colocou algumas pessoas para serem modelos, logo em seguida coloquei em prática o conteúdo, técnica para remover pelos com linha, a tradicional pinça, a gente sempre usa. Dei algumas dicas sobre marcação usando a linha, além do paquímetro, que é uma ferramenta que a gente usa, que fica mais precisa a marcação da sobrancelha, então elas aprenderam diversas técnicas, das tradicionais até as novas tendências. Saio daqui feliz com o resultado, profissionais capacitadas e que já podem empreender e se tornarem grandes profissionais”, pontuou, Eliane.
Atualmente trabalhando na área de telemarketing, Adriana Moraes conta que o curso é uma nova oportunidade de aumentar a renda de casa. “Hoje eu consigo me visualizar em um novo universo, eu consegui ampliar meus conhecimentos, sou muito grata pelo curso. Consigo sair daqui com um novo olhar, um novo objetivo para poder, de repente, aumentar a minha renda financeira. Quero agradecer aqui à Oliveira Consultoria, à Prefeitura de Aracaju, por poder proporcionar para a gente esse momento. Hoje eu estou finalizando aqui o meu curso com o meu certificado na mão, pronta e preparada para o mundo do trabalho”, afirmou.
“Eu posso dizer que esse curso foi um divisor de águas. Porque eu estava vivendo muito numa bolha, dentro de casa após a perda da minha mãe. Esse curso me dá uma oportunidade de empreender, cuidar de pessoas, assim como pessoas vieram cuidar de mim quando eu estava mal. Então, receber a pessoa com uma autoestima baixa, e quando ela começa a tratar da sobrancelha, de tratar dos cabelos, da estética em si, sair transformada, outra pessoa, com outra perspectiva de vida”, disse a microempreendedora Rosilene Bispo.