Prefeitura conclui curso de informática avançada para comunidade do Residencial Mangabeiras

O sonho de encontrar um emprego e entrar no mercado de trabalho está agora mais perto para uma turma de 37 pessoas moradoras da comunidade beneficiada com as moradias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres. Elas finalizaram nesta terça-feira, 25, o Curso de Informática Avançada, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS). A entrega dos certificados foi realizada na sede da Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM), que cedeu o espaço para a ministração das aulas.

Durante o período de 11 a 25 de abril, os alunos aprenderam informática de nível avançado, como a utilização de programas recorrentes no mercado de trabalho, a exemplo dos softwares de edição de texto e de planilhas eletrônicas. Essa é mais uma das atividades do cronograma do PTS, que foi elaborado pela Prefeitura de Aracaju e está sendo realizado pela Oliveira Consultoria, com financiamento pela Caixa Econômica Federal, via Pró-Moradia.

Este curso de Informática Avançada, que teve um total de 40 horas/aula, é a continuação do Curso de Informática Básica, realizado anteriormente, com carga horária de 70 horas. De acordo com Patrícia Oliveira, responsável técnica pelo Projeto Trabalho Social, a capacitação foi voltada aos moradores do Mangabeiras, abrangendo também a população das regiões vizinhas. Para ela, o curso foi de grande importância para esse público.

“É fundamental, principalmente para quem está pleiteando o primeiro emprego, pois geralmente a primeira pergunta que os possíveis empregadores fazem é se a pessoa possui conhecimento de informática, que é utilizado em todos os ambientes ocupacionais. Além disso, já é uma melhora significativa no currículo”, disse.

Mais oportunidades

A turma que concluiu o curso foi formada por um grupo bastante heterogêneo, com jovens e adultos que aproveitaram a oportunidade. Para muitos alunos, com os conhecimentos adquiridos será possível ter mais chances de conseguir um lugar no mercado de trabalho. 

Este é o caso de Anny Gabriella Oliveira de Melo, de 15 anos, moradora do bairro 17 de março. “Os conhecimentos que obtive nesse curso são muito importantes para enriquecer o meu currículo e me ajudar a entrar no mercado de trabalho. Eles vão servir também no meu dia a dia, como em trabalhos escolares, e para ajudar a comunidade a fazer cartazes, entre outras coisas”, declarou.

O  professor de informática, Allan Kardec, mostrou-se bastante orgulhoso com a conquista dos seus alunos. “Esse curso traz a capacidade de se inovar frente ao mercado de trabalho, com novas tecnologias e novas ações que a informática pode trazer para eles. É uma capacitação que traz para essas pessoas a valorização, mostrando que não existe idade para o aprendizado de coisas novas, e que o mercado também está absorvendo esse público de mais idade”, afirmou.

Um dos destaques da turma foi a aluna Valéria Jesus Santos, de 35 anos, que demonstrou força de vontade e perseverança. Moradora do bairro 17 de março, ela percorria um trajeto de 4 km a pé, todos os dias, para ir à aula. “Pela dificuldade de não ter um transporte para vir ao curso, eu vinha a pé e não faltei nenhum dia. Essa capacitação vai mudar muito minha vida, pois antes eu não conhecia muitas dessas coisas que aprendi, como por exemplo, fazer cálculos no Excel. Com esse curso vai ser bem mais fácil encontrar um emprego”, disse.

Opinião semelhante teve Magdiel Siqueira, de 25 anos. “O que aprendi neste curso de informática vai me agregar muito valor profissionalmente. Era uma prioridade para mim, pois toda vaga de emprego pede informática básica ou avançada. É preciso saber fazer planilhas, apresentações em slide, mexer com Excel, entre outros programas. A tecnologia é muito boa para pessoas de qualquer idade, então é preciso ter conhecimentos e saber manusear as ferramentas tecnológicas”, declarou.

Publicado em: 25/04/2023