Prefeitura continua recebendo sugestões para criação da Reserva Extrativista das Mangabeiras

A Prefeitura de Aracaju iniciou a consulta pública para a criação da Unidade de Conservação Extrativista das Mangabeiras, uma área com mais de 90 mil metros quadrados que ficará localizada no Complexo Habitacional Irmã Dulce dos Pobres, onde antes havia a ocupação das Mangabeiras, no bairro 17 de Março.

Essa consulta pública visa reunir sugestões sobre o projeto, que tem por finalidade a preservação do cultivo da mangaba, um dos símbolos do Estado de Sergipe. “A consulta está disponível para que quem quiser se manifestar possa acrescer algo, contribuir com informações e, depois, a gente vai analisar, através da Comissão. O que for interessante, produtivo e enriquecedor, será incorporado à proposta”, afirma o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

A criação da reserva foi uma das exigências para a doação do terreno, por parte da União, como lembra a superintendente do Patrimônio da União (SPU) em Sergipe, Jovanka Leal. “Lá, nós temos várias árvores de mangabeiras, protegidas por lei, então temos uma condição propícia à atividade extrativista. Recortamos o terreno e pedimos que a Prefeitura fizesse o projeto dando essa ênfase ambiental para harmonizar com a moradia social”, ressalta.

Segundo Jovanka, a Prefeitura conseguiu compor o projeto dessa forma, reunindo essas duas características, e ele já foi aprovado pela equipe técnica da Superintendência. Futuramente, a reserva significará uma possibilidade de emprego e renda para a comunidade local, já que permitirá qualificação no manejo e investimento em tecnologia, aperfeiçoando a cadeia produtiva.

Até o dia 14 de agosto, as contribuições poderão ser encaminhadas pelo portal da Prefeitura. Através do link https://www.aracaju.se.gov.br/consultapublica/conservacaomangabeiras, o cidadão tem acesso a diversos anexos, tais quais: coordenadas geodésicas da área; imagem e localização da Unidade de Conservação; planta de situação da Unidade de Conservação; o aviso e abertura da Consulta Pública; o edital de convocação da Consulta Pública; o endereço da localização para consulta rápida e representação territorial.

 

Publicado em: 11/08/2020