Prefeitura de Aracaju instala quarto ecoponto da cidade no bairro 17 de Março

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), inaugurou na manhã desta quarta-feira, 16, a quarta Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos(Ecoponto) da cidade, localizada na rua Vereador Manoel Nunes Rezende, no bairro 17 de Março, zona Sul da capital.

A unidade, que tem por objetivo assegurar o manejo e o tratamento sustentável dos resíduos sólidos na cidade, é fruto de investimento superior a R$146 mil, feito com recursos próprios do tesouro municipal, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h e aos sábados das 7h às 12h.

O Ecoponto conta uma caixa estacionária de 5m³ para volumosos (mobílias, pneus, eletrodomésticos, galhos de árvores provenientes de poda, etc), uma caixa estacionária de 30m³ para resíduos da construção civil (RCC) e quatro contentores com capacidade de 240 litros.

Além do 17 de Março, há mais três Ecopontos espalhados pela cidade, localizados nos bairros Coroa do Meio, Industrial e Santos Dumont. Juntas, essas três unidades recebem cerca de 120 toneladas de resíduos por mês.

“Esse é o quarto Ecoponto em funcionamento, construído dentro do planejamento estratégico no que diz respeito à sustentabilidade da cidade de Aracaju. Ao longo desses anos foram eliminados mais de 90% dos pontos de descarte irregular e os Ecopontos influenciaram positivamente nessa redução, aliado ao Cata Treco e outras intervenções urbanas. Eram resíduos que eram descartados, infelizmente, pela população em locais públicos. Com esses Ecopontos, acumulamos esses resíduos aqui e damos uma destinação correta, sejam resíduos da construção civil, resíduos volumosos, como móveis, bem como os recicláveis”, destaca o presidente, ao salientar que próximo ao Ecoponto já existe uma cooperativa que recebe materiais recolhidos pelo Ecoponto.

O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, também esteve presente ao ato e destacou a importância da unidade para a preservação ambiental e o combate irregular de resíduos sólidos.

“Estamos disponibilizando mais um espaço público à população para tornar a cidade ainda mais sustentável. Esse ato não é um evento isolado, faz parte de um conjunto de intervenções que acontecem em Aracaju desde 2017, mesmo no pior momento da crise financeira, quando não se tinha dinheiro para executar esse tipo de ação. A partir daquele momento, demos início ao trabalho de sustentabilidade, a partir de um trabalho de urbanismo, em parceria com a Emsurb, universidade e comunidade, visando reduzir pontos de descarte irregular pela cidade. Esses ecopontos são um reforço da limpeza da cidade e já temos 90% de cobertura. Esses espaços fazem parte do processo de construção de uma cidade melhor. O Município está fazendo sua parte”, disse o secretário Jeferson Passos.

Na avaliação do líder comunitário e representante da comunidade das Mangabeiras, Maurício dos Santos, o Ecoponto é estratégico. “Faço esse suporte de limpeza das áreas verdes do bairro pelo menos há três anos e meio e avalio a entrega desse Ecoponto como importante, porque a comunidade agora tem um ponto de referência para vir trazer entulhos. Vamos começar uma campanha com os moradores para não colocar entulho nas portas e, quando precisar descartar um móvel, chame o Cata Treco. Tudo isso evita os canais encherem de lixo, evita a comunidade jogar lixo na rua, em locais impróprios”, afirma.

Opinião semelhante tem Jackson Muller Batista dos Santos, líder comunitário do bairro Santa Maria. “Esse equipamento é muito importante. Os carroceiros jogavam entulhos em áreas verdes, nas praças, e hoje temos um local para a destinação desse material. Como líder comunitário, estamos fazendo todo um trabalho de orientação das pessoas, pedindo ao pessoal que destinem seus materiais neste Ecoponto. Com isso, o bairro ficará cada vez mais limpo”.

Publicado em: 16/09/2020