Prefeitura paga auxílio moradia a cerca de 2,4 mil famílias nesta segunda-feira, 17
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, pagará o auxílio moradia, a partir desta segunda-feira, 17, a cerca de 2,4 mil famílias aracajuanas beneficiárias do aluguel social, incluindo as 1.023 famílias da antiga Ocupação das Mangabeiras, realocadas, no final do mês passado, para residências onde ficarão até a entrega das unidades habitacionais que serão construídas no local através do programa Pró-Moradia, do governo federal.
Cada família receberá o valor de R$300, como determina a lei que garante o benefício. Esse pagamento representa um aporte financeiro na economia local de cerca de R$700 mil ao mês, e é feito pelo Município com recursos próprios.
Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, em meio à pandemia, o pagamento do auxílio demonstra a organização e planejamento da gestão municipal. “Sabemos da dificuldade que os municípios vêm passando devido à crise causada pela pandemia. Com Aracaju não é diferente. Porém, com organização e dando prioridade às famílias que mais precisam, o Município conseguirá realizar esses pagamentos em dia, como vem fazendo com as demais folhas de pagamentos”, destaca.
O pagamento ocorrerá por meio de duas instituições financeiras: a Caixa Econômica Federal, que pagará às 840 famílias das Mangabeiras inseridas no Pró-Moradia, e o Banco do Brasil, responsável por pagar 1.532 famílias, sendo 183 famílias da ocupação, as quais chegaram ao local após o cadastramento das famílias e foram inseridas no auxílio pela gestão durante o período de realocação.
Segundo a diretora da Gestão Social da Habitação de Aracaju, Rosária Rabelo, para que não ocorra nenhum equívoco entre as famílias da Mangabeiras, que entraram na na folha de pagamento neste mês, as equipes da Prefeitura estão entrando em contato para informar as agências de saque de cada família e tirar todas as dúvidas.
“Os nossos técnicos estão ligando para todas as famílias para informar sobre as agências onde cada uma pode sacar o valor, e tirar as dúvidas. As famílias terão até o dia 26 para realizar o saque. Após sacarem o auxílio e efetuarem os pagamentos aos proprietários dos imóveis, as famílias devem entregar os comprovantes nos seus Cras de referência até o dia 3 de setembro”, orienta Rosária.