Prefeitura promove visita técnica para alunos do curso de bolos e tortas do Trabalho Social Mangabeiras

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS) executado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu nesta segunda-feira, 19, uma visita técnica ao restaurante Casa Alemã, para os 20 participantes do curso de Doces e Salgados, iniciado no último dia 12 de agosto. A visita tem o objetivo de levar conhecimento da prática aos participantes do curso, que integra o eixo de desenvolvimento socioeconômico do Trabalho Social desenvolvido junto à comunidade das Mangabeiras.

O PTS é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, levando diversas ações educativas e de desenvolvimento para as famílias beneficiadas com moradias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março. A atividade integra as ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia.

“O eixo de desenvolvimento socioeconômico, trabalhado nesse curso, é muito importante, porque ele tem a ver com sonhos, ele tem a ver com capacitação profissional e estar aqui hoje, mais uma vez na Casa Alemã, com este grupo de famílias, com esses alunos, é muito gratificante, porque eles conseguem fazer esse link da teoria e prática. Numa ação como essa, os alunos aprendem sobre educação ambiental, porque a empresa tem todo um cuidado com os resíduos que são produzidos, trabalha o empreendedorismo, então as famílias acabam refletindo sobre ser possível começar”, destacou a coordenadora da Oliveira Consultoria, Patrícia Oliveira.

A gerente operacional da Casa Alemã, Luciana Hagenbeck, pontua que um dos propósitos da empresa é contribuir para o crescimento de futuros empreendedores. “A gente fica muito feliz de ver essas pessoas que começaram sem saber nada, crescendo e hoje são grandes confeiteiras. Eu digo que quando a gente cresce profissionalmente, a gente também cresce como pessoa, então eu acredito muito que a gente está deixando uma sementinha aí na cidade pra ajudar muitas pessoas, porque o que a gente aprende aqui, a gente dissemina em casa também”, afirmou Luciana.

Incentivada pela mãe e por ter na família uma história de bons cozinheiros, a estudante Kaylla Rocha está realizando o curso para se tornar uma jovem empreendedora. “A culinária em si já está na minha família há muito tempo. Eu brinco que nasci numa panela, porque meu pai, minha avó, minhas tias, todo mundo da minha família cozinha muito bem. Desde que comecei no curso, a vontade de aprender sobre culinária só foi aumentando e talvez eu abra uma loja pra mim, num futuro não tão distante. Abrir a minha loja e me tornar uma jovem empreendedora”, disse Kaylla.

A autônoma Shirley Katiusa dos Santos diz que, após o curso, entendeu que pode se tornar uma grande profissional produzindo bolos e tortas, algo que ela confessa que não acreditava ser possível. “Através dessa oportunidade vendo que o meu sonho pode se tornar realidade, eu fico muito agradecida. Nessa visita de hoje, a gente pôde observar em prática todas as formas como funciona a manipulação, tudo aqui muito higienizado, etiquetado, com data, com hora, coisas que são fundamentais na preparação de bolos e tortas. Em casa eu sempre colocava em prática uma pequena ideia. Como eu costumo dizer, e através desse curso eu pude observar que eu posso me tornar uma grande profissional”, pontuou.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos
Fotos: Mateus Souza/Assistência Social

Publicado em: 19/08/2024