Residencial Irmã Dulce: Projeto de Trabalho Social viabiliza desenvolvimento socioeconômico para moradores

Com o propósito de possibilitar infraestrutura de excelência e bem-estar aos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju viabilizou a construção do Residencial Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de março. Com esse projeto, mais de mil famílias serão beneficiadas com moradia digna, e pensando na promoção do desenvolvimento socioeconômico da comunidade, a gestão municipal, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), realizou ações de capacitação a fim de impulsionar a qualidade de vida dos moradores em todos os âmbitos.

A existência de um projeto social paralelo à construção das 1.320 casas para as famílias que residiam na antiga Ocupação das Mangabeiras é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do local. A partir do PTS, que é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, a Prefeitura consegue estar perto da comunidade, atender as demandas da população e promover capacitações e oficinas que abrem caminhos para novos empregos e geração de renda.

Ainda neste mês de setembro, a Prefeitura vai entregar um lote com 704 unidades residenciais; outras 540 estão previstas para serem inauguradas em novembro. Junto a essa entrega das casas, a gestão municipal mantém um olhar atento em relação à assistência social na comunidade do Residencial Irmã Dulce dos Pobres, o que leva hoje à transformação da realidade dessas famílias que antes viviam em situação precária e sem percepção de desenvolvimento no local.

Para a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, esse trabalho social é essencial para acolher as famílias e garantir um futuro digno para a população. “Nós trabalhamos em vários âmbitos para que as famílias tenham um bom desenvolvimento e sentirem que além de receber uma casa, estão recebendo um lar, que irá fornecer a qualidade de vida que esses cidadãos merecem, com todo o amparo e assistência”, pontuou.

Promoção do desenvolvimento socioeconômico

Até o momento, ao todo, foram realizados 15.261 atendimentos às famílias assistidas, fazendo escuta ativa e estando junto da comunidade, ofertando serviços e amparo. Além disso, durante o período de julho de 2023 a setembro de 2024 foram feitas 12.511 atividades de mobilização, informação e fortalecimento comunitário; 720 ações de qualificação, capacitação profissional e fortalecimento da renda familiar; e 2030 atividades de educação ambiental, patrimonial e sanitária.

Dentre as ações fornecidas, a Prefeitura de Aracaju promoveu cursos e oficinas que permitiram o desenvolvimento profissional aos cidadãos da comunidade. Foram realizados cursos de mídias sociais; manicure e pedicure; estratégia de vendas; estoquista; informática básica e avançada; agente de limpeza e conservação; curso de porteiro; preparação de bolos, tortas, doces e salgados; design de sobrancelha; eletricista residencial básico. Com isso, a gestão municipal viabiliza um leque de oportunidades com a diversidade de cursos ofertados para o desenvolvimento em diferentes áreas de atuação.

Nesse período também foram oferecidas nove oficinas para complementar a qualificação profissional dos cidadãos. A gestão municipal disponibilizou oficinas de arte circense; pallet; preparação de currículos e técnicas de entrevista de emprego; cooperativismo; saúde bucal e diabetes; saúde da mulher; risco ocupacional; preservação e questões ambientais; e preservação e conservação patrimonial.

Em conjunto a essas atividades também gincanas esportivas, rodas de conversas, atendimento pelo Plantão Social, mini torneio de futebol, sorteio das unidades habitacionais e feira de exposição. Para fechar esse ciclo de capacitações e acompanhamento social, estão previstas mais 1.836 atividades a serem realizadas, com a promoção de 800 atendimentos pelo Plantão Social; a abertura da quarta turma de preparação de bolos e tortas, com uma adesão de 20 alunos; 2 e 3 etapas de realocação de 616 famílias; e por fim, o encerramento das ações do PTS.

 

Publicado em: 17/09/2024