Trabalho Social do Residencial Mangabeiras promove ação de educação ambiental no Santa Maria

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama, no bairro Santa Maria, participaram na tarde desta quarta-feira, 7, de uma palestra sobre educação ambiental promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS) do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres.

Executado pela Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social, no âmbito do Pró-Moradia, o PTS realiza diversas atividades com a comunidade do Residencial Mangabeiras e de bairros circunvizinhos. São atividades nos eixos de mobilização, organização e fortalecimento social por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa. A palestra desta tarde foi voltada para o socioambiental.

“Estamos num ambiente muito propício, que é a comunidade escolar. A Escola Laonte Gama já é uma parceira nossa, e nos sentimos muito à vontade porque os alunos são multiplicadores da informação. Então eles vão receber essa informação e levá-la para suas famílias, para a sua comunidade. Desejamos que com essa temática, ocorra a mudança de hábitos inadequados, que pequenas iniciativas, como jogar o resíduo no local correto, possam impactar diretamente na prevenção de enchentes ou no calor excessivo que vem acontecendo em várias regiões. A educação ambiental é um eixo importantíssimo porque traz para essa comunidade a questão do pertencimento, porque onde está sendo construído o residencial nós temos a Reserva Mangabeiras, então conhecer e saber que nós temos essa reserva e preservá-la é muito importante para o projeto e toda a comunidade”, explicou a responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira.

Para a engenheira ambiental da Oliveira Consultoria e ministrante da palestra, Alécia Itanna, é fundamental conversar com esse público para que deem continuidade ao trabalho de cuidado com o meio ambiente pensando nas futuras gerações.

“As questões ambientais estão sendo muito visadas nos dias de hoje, principalmente pelas consequências das más ações que vêm se prolongando durante o tempo. Então, trabalhar com os estudantes essa didática significa dar uma nova visão pra eles, pra que eles possam agir de forma diferente, pra que eles consigam usar os recursos que a gente tem, consigam reutilizar, repensar, fazer tudo coerente pra que as futuras gerações também consigam ter o meio ambiente mais preservado que estão tendo na atualidade”, disse Alécia.

Estudante do 7° ano, Júlia Suelen Santos contou ter aprendido na palestra diversos cuidados relacionados ao meio ambiente. “Eu vou falar para minha família não escovar mais os dentes com a torneira ligada e economizar água durante o banho e também quando sair do banho, não deixar a luz acesa. A agente pode ajudar também quando estiver na rua, não jogando lixo no chão e reciclar o lixo, porque com a reciclagem a gente pode fazer várias coisas com o plástico, várias brincadeiras, coisas bem legais”, pontuou.

Já a estudante Cleisyane Nascimento Lira, do 9º ano, avaliou a palestra como importante para mostrar que ações simples podem ajudar a cuidar do meio ambiente. “Eu aprendi muito sobre as lixeiras porque eu não sabia que existia a cinza, para não-reciclável, e também não sabia que existia a marronzinha, que era só para orgânicos e essas palestras ensinam muito pra gente, tudo o que a gente tem que aprender lá fora, criar hábitos”, destacou.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos
Fotos: Mateus Souza/Ascom Assistẽncia Social

Publicado em: 08/02/2024